segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Segunda-Feira da VI Semana do Tempo Comum



"Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".


1. ACEITAR AS COISAS QUE NÃO POSSO MODIFICAR:
São muitas as coisas que não posso modificar; o passado, o futuro e nem outras pessoas.
Preciso aceitar o facto de que posso ser atencioso e bondoso com os meus familiares, porém não posso mudar a maneira de eles agirem e de pensarem. Eles continuarão a fazer as coisas à sua maneira. A quem posso eu mudar? A MIM MESMO.
2. CORAGEM PARA MUDAR AQUELAS QUE POSSO:
Isto é, mudar a minha maneira de ser.
Senhor! Permite-me mudar os meus sentimentos em relação aos outros. Invés de criticá-los, devo aceitá-los como eles são e estar interessado nos seus problemas, invés de ignorá-los  devo ser afectuoso com os outros, e não me mostrar frio e insensível.
Permita-me Senhor, que eu mude as minhas emoções, colocando esperança, amor, coragem, paz e alegria na minha vida,no lugar da amargura, temor, desgosto, ódio e ressentimento. Todas estas coisas eu posso modificar, se eu for suficientemente inteligente para reconhecer a necessidade de fazê-lo.
3. SABEDORIA PARA DISTINGUIR UMAS DAS OUTRAS:
Se vejo coisas de que não gosto, é hora, é hora de examinar a MIM MESMO: as minhas atitudes, as minhas reações e reconhecer que necessito mudar algumas delas.
Examinaremos uma vez, outra e mais outras, antes de criticar os outros. Compreendo que a minha vida está intimamente ligada a outras vidas, mas estou tenho a  sabedoria suficiente para entender que não posso mudar os outros, mas que posso mudar, a minha maneira de pensar, actuar e reagir. Então, a resposta à minha Oração é DEVO E POSSO MUDAR SOMENTE A MIM MESMO.
   

Sem comentários:

Enviar um comentário